Solenidade marca aniversário da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Miltar do Ceará

7 de fevereiro de 2022 - 14:00

No dia 07 (sete) de fevereiro de 2022 completaram-se 15 anos desde a publicação de Lei nº 13.875, por meio do qual o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) passou a ser o órgão responsável pelas ações de defesa civil no Estado.

Em alusão a referida data, na última sexta-feira, dia 11 de fevereiro, foi realizada uma solenidade para entrega de condecorações para agraciar personalidades importantes na história da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

O titular da SSPDS/CE foi agraciado com a medalha da Defesa Civil do Ceará. Ao receber a honraria das mãos do Coronel Comandante Geral do CBMCE Ronaldo Roque, o secretário de segurança, Sandro Caron, falou sobre a relevância dos serviços prestados pela CEDEC.

Durante a solenidade, também foram homenageados Luís Eduardo Soares de Holanda, secretário Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza e que também é coronel do Corpo de Bombeiros; Heraldo Maia Pacheco, coordenador municipal da Defesa Civil de Fortaleza; e o comandante geral da reserva do CBMCE, João Carlos Gurgel. Os três receberam o bóton Amigo da Defesa Civil.

Para o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, as homenagens representam o reconhecimento pela dedicação do grupo à Defesa Civil. “São 15 anos de muita dedicação à sociedade, de vidas alheias e riquezas salvar em diversas áreas. Nós do comando da corporação do Corpo de Bombeiros só temos a agradecer.  Eu também já fiz parte da Defesa Civil e sei o quanto a missão é árdua. Hoje é um momento de dizermos muito obrigado”.

Ainda foram condecorados nove servidores civis, pelos anos de atuação na Coordenadoria. Além de Maria Ioneide Araújo, analista técnica de Defesa Civil, com 34 anos de serviço, receberam a comenda: Antônio Wilson Ferreira da Silva, gerente do Núcleo de Hidrologia; Francisco das Chagas Brandão Melo, gerente do Núcleo de Sismologia; os motoristas Francisco Carlos Martins de Oliveira, Francisco José Ferreira Barbosa e Geraldo Magela Moreira Santana; Inalba Maria de Araújo, agente de administração; Lindalva dos Santos, educadora social e técnica de campo; Raimundo Eliandro Silva de Menezes, serviços gerais.