CEDEC colabora para segurança de barragem em Quixadá

11 de janeiro de 2023 - 14:22

Na manhã de 10 de janeiro de 2023, uma equipe de técnicos da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC) participou de reunião no Assentamento Tijuca Boa Vista, no município de Quixadá.

Na ocasião também estiveram presentes: o Prefeito Municipal, Ricardo José Araújo Silveira; a Chefe de Gabinete, Lorena Gonçalves Amorim; o Presidente da FUNGET, Eduardo Kelton Fernandes Dantas de Resende; o Secretário de Agricultura, Karlus Antônio Holanda Martins; a Presidente da Associação, Maria de Lourdes Oliveira da Silva; o Sec. Executivo SEDUMASP, Rodrigo Delfino Nogueira; o Engenheiro Civil José Ozires Teixeira Neto; e represerantes da comunidade. A reunião teve como objetivo principal avaliar o dano potencial associado à barragem do Açude Boa Vista.

Conforme estabelecido pela Lei 12.608/2012, cabe ao município identificar e mapear as áreas de risco de desastres, e cabe ao Estado apoiar, sempre que necessário, os Municípios no levantamento das áreas de risco. Portanto a ação realizada fortalece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Dentre as pautas da reunião foi discutido o que é previsto como objetivo da Política Nacional de Segurança de Barragens, Lei 12.334/2010, garantir a observância de padrões de segurança de barragens de maneira a fomentar a prevenção e a reduzir a possibilidade de acidente ou desastre e suas consequências, visando os cuidados a serem tomados em preparação ao periódo de maior pluviometria que se aproxima;