CEDEC realiza avaliação de risco em barragem em Quixadá/CE

14 de maio de 2022 - 11:00

Na última sexta feira, dia 13/05/2022, a equipe da CEDEC, composta por CAP Freitas Filho, ST J. Paulo e ST P. Junior, realizou avaliação de risco de colapso de estrutura em barramento na localidade de Cipó dos Anjos na cidade de Quixadá/CE.

Tratava-se de um açude de domínio particular, outorgado pela COGERH. Estiveram no local, além da equipe da CEDEC, o emprendedor resposável pelo barramento, moradores da comunidade localizada a jusante da barragem e o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Quixadá.

O principal objetivo dessa avaliação é observar a existência de possíveis anomalias na estrutura que barra o curso d’água. O procedimento envolve a realização medições da altura e largura do maciço, bem como cálculo de estimativa de volume de água armazenado

Durante a vistoria foram identificados diversos fatores que compromentem a segurança da estrutura, como vegetação no talude, cercas de arame e trânsito de animais.

Dentre outras orientações, foi recomendado ao empreendedor que aumentasse a vazão do sangrador, como forma de diminuir a carga execercida na estrutura.

A Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010 estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos