CEDEC no 2° Encontro do CONGEPDEC 2023

11 de novembro de 2023 - 12:00

A Defesa Civil do Ceará tem a satisfação de comunicar sua participação no 2° Encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC) 2023, realizado em Brasília nos dias 8 e 9 de novembro. Este encontro reuniu coordenadores estaduais de 21 estados brasileiros, juntamente com importantes figuras nacionais, incluindo o Ministro da Integração do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

O evento teve como foco principal a discussão de estratégias para mitigar riscos em casos de desastres, um tema de crescente importância diante dos frequentes eventos climáticos extremos. A reunião proporcionou uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências entre as Defesas Civis dos estados, fortalecendo a cooperação e a gestão de crises e desastres.

Durante a abertura oficial no Palácio do Itamaraty, foram apresentadas as políticas da Secretaria Nacional e discutidas pautas relevantes para o Sistema Nacional. O Secretário Nacional Wolnei Wolff destacou a importância da união de esforços para construir um Brasil mais resiliente e preparado para enfrentar desafios naturais.

A programação incluiu palestras sobre o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, comunicação de emergência e perspectivas de concessões para assuntos climatológicos. Destacaram-se as apresentações do Diretor do CENAD, Armim Braum, sobre o Cellbroadcast, e da Major PM Claudia Beni, sobre o uso do aplicativo Waze para alertas de Defesa Civil.

O Ministro Waldez Góes enfatizou a importância do encontro, ressaltando a necessidade de uma gestão de riscos e desastres eficaz e preparada. Ele se colocou como um facilitador para apoiar as iniciativas conjuntas de preparação e resposta a desastres.

Os Coordenadores Estaduais também se reuniram na Câmara dos Deputados, onde discutiram o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e a importância de emendas parlamentares para aquisição de equipamentos para as Defesas Civis Municipais.

O evento foi encerrado com uma visita ao CENAD, onde os coordenadores puderam acompanhar de perto o monitoramento e gerenciamento de riscos e desastres em todo o Brasil.

A participação da Defesa Civil do Ceará neste encontro reforça nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população cearense. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para garantir que nosso estado esteja sempre preparado para responder eficientemente a qualquer desafio.

🚨 Junte-se à nossa missão! 🚨

Siga a Defesa Civil do Ceará no Instagram para dicas de segurança e atualizações. Sua participação faz a diferença!

👉 Siga: www.instagram.com/defesacivilce | @defesacivilce

#DefesaCivilCE #Segurança #Comunidade