25 de maio – Dia da Indústria

25 de maio de 2023 - 12:30

O dia 25 de maio é lembrado como o dia da Industria.

A atividade industrial correspondeu a 23,9% do PIB nacional em 2022, conforme o Portal da Industria.

O processo de industrialização e o desenvolvimento de novas tecnologias de produção são acompanhados pelo aumento dos riscos de acidentes e desastres tecnológicos.

O crescimento, por exemplo, das atividades de produção, armazenamento e transporte de substâncias químicas é proporcional ao aumento na frequência e na gravidade dos acidentes registrados.

A classificação e codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), traz em seu rol de desastres tecnológicos diversas classificações que envolvem atividades industriais relacionadas a manipulação de substâncias radioativas, produtos perigosos e incêndios em parques e depósitos industriais.

Como exemplo de acidentes associados a atividade industrial, podemos citar, as explosões que representam o maior risco de provocar óbitos imediatos (danos humanos), emissões acidentais e incêndios. A gravidade das emissões líquidas acidentais pode ser agravada pela existência de cursos d’água e contaminação de mananciais de água potável. No caso dos incêndios além da radiação de calor e possíveis incêndios e explosões adicionais, deve-se considerar o risco associado a combustão dos materiais químicos e consequente emissão de gases e fumaças tóxicas. Outra fonte de risco são as águas residuais contaminadas dos combates aos incêndios.

A segurança dos processos industriais é regulamentada, envolve diversos órgãos e deve ser prioridade, visto que o paradigma do desenvolvimento de novas tecnologias acompanhado pelo crescimento dos riscos de acidentes e desastres precisa ser substituído pelo paradigma do desenvolvimento industrial associado a implementação de processos sustentáveis.

Defesa Civil Somos todos nós!