Parcial da Defesa Civil do Ceará – Carnaval 2024

11 de fevereiro de 2024 - 21:13

Neste domingo de carnaval, 11 de fevereiro de 2024, a Defesa Civil do Ceará reforça seu compromisso com a segurança de todos, atuando ativamente frente às fortes chuvas que atingem a capital e região metropolitana.

Sob a liderança do TC BM Haroldo Gondim, a gestão atual, em colaboração com acadêmicos e órgãos governamentais, está avançando na promoção de uma cultura de prevenção e mitigação de desastres, em sintonia com os esforços nacionais do Brasil. Este trabalho contínuo e institucional visa incutir uma mudança cultural, onde a prevenção e a mitigação se tornem as abordagens dominantes. Apesar de não podermos recuperar as vidas perdidas e os danos sofridos em desastres anteriores, estamos dedicados a construir um futuro novo e mais seguro.

Nos últimos dois dias, intensificamos o monitoramento e a resposta às emergências causadas pelas chuvas, com destaque para:

Blitz educativas com orientações aos motoristas nos postos da Polícia Rodoviária Estadual;

Registro de mais de 120 ocorrências via Ciops (193), 58 só no município de Fortaleza;

Apoio à defesa civil de Caucaia, na desobstrução do Riacho Maranguapinho para evitar alagamentos nas comunidades São Miguel e Parque das Nações;

Acompanhamento de ocorrência de residências em risco de colapso ao lado de obras do Metrofor no bairro Moura Brasil, tendo sido articulado o alojamento de 6 famílias;

Avaliação de estrutura no Centro de Turismo do Ceará (Emcetur);

Articulação com meteorologistas da FUNCEME para ação coordenada nos municípios afetados.

Este esforço é uma pactuação social, visando a proteção coletiva e a minimização de danos, independentemente de ideologias. A Defesa Civil do Ceará é uma instituição de todos e para todos, reforçando a importância da colaboração mútua em momentos críticos de todos os municípios e cidadãos cearenses.

Veja resumo no nosso instagram e nos siga para mais conteúdos clicando aqui.

Defesa Civil somos todos nós!