Balanço Final da Operação Carnaval 2024 – Defesa Civil do Ceará

14 de fevereiro de 2024 - 22:11

À medida que o Carnaval 2024 chega ao fim, a Defesa Civil do Ceará apresenta o balanço final das ações realizadas durante este período festivo. Este ano, enfrentamos desafios significativos, mas, graças à dedicação e ao trabalho árduo de nossa equipe e parceiros, conseguimos superar as adversidades e garantir a segurança de nossa comunidade.

Ações de Prevenção e Resposta:

Prevenções: realizamos 200 blitz educativas, oferecendo orientações vitais aos motoristas para garantir sua segurança e a dos demais durante o período de Carnaval.

Obstrução em canais: ajudamos na desobstrução do Riacho Maranguapinho em Caucaia, prevenindo alagamentos e protegendo as comunidades locais.

Risco de colapso em residência: acompanhamos de perto a situação de residências em risco de colapso, com 10 famílias na capital, Fortaleza.

E uma residência em Quixeramobim, no interior, recebendo nossa atenção e apoio.

Risco de colapso de estrutura pública: avaliamos estruturas em risco, incluindo o Centro de Turismo do Ceará (Emcetur) na capital e o Hospital Regional Dr Pontes Neto em Quixeramobim.

Avaliação de impactos em comunidades: avaliamos o impacto das chuvas em 8 comunidades, garantindo que as medidas necessárias fossem tomadas para proteger os residentes.

Ajuda humanitária prestada com ajuda da Secretaria de Proteção Social e Secretaria das Relações Comunitárias, além dos Programas: Ceará Sem Fome, Mais Infância e Mais Nutrição:

Cestas entregues: 525

Lonas entregues: 224 recortes de 3m x 6m, totalizando 1.152m²

Redes entregues: 40

Registros via CIOPS: Contabilizamos variedades de ocorrências incluindo riscos de inundações, desabamentos, quedas de árvores e falta de energia.

Declaração do TC Haroldo Gondim, Coordenador Estadual da Defesa Civil do Ceará:

“No Ceará, onde a seca e a estiagem são desafios constantes, as chuvas são sempre recebidas com alegria. No entanto, durante o Carnaval, enfrentamos adversidades climáticas que nos lembraram da importância de estarmos preparados. Sob o lema ‘Defesa Civil somos todos nós’, iniciamos com blitz educativas, e rapidamente adaptamos nossas ações para responder às necessidades trazidas pelas fortes chuvas do fim de semana. Essa experiência reforçou a colaboração com municípios e parceiros, mostrando que estamos aprendendo a lidar com esses desafios de maneira eficaz. Agradeço a todos que se juntaram a nós nessa jornada, contribuindo para que pudéssemos superar as adversidades e seguir em frente, fortalecidos pela nossa união e capacidade de adaptação.”

Total de Ações Realizadas: 222

Este balanço final reflete o esforço contínuo da Defesa Civil do Ceará em promover a segurança e o bem-estar de nossa comunidade. Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso desta operação e reforçamos nosso compromisso de estar sempre prontos para proteger e servir o povo cearense.

Defesa Civil somos todos nós!