Ceará na reestruturação do Sistema Nacional de Defesa Civil

12 de dezembro de 2024 - 21:43

O Estado do Ceará, representado pela Defesa Civil Estadual, participou do encontro nacional nos dias 04 e 05 de Deszembro que reuniu representantes de todos os estados para tratar da reestruturação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, conforme determinado pelo despacho presidencial de 18 de setembro de 2024.

O evento contou com a presença dos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, além de outras autoridades representando os Ministérios da Casa Civil da Presidência da República, Justiça e Segurança Pública e Defesa. Representaram o Ceará o Coordenador da CEDEC, Tenente Coronel Haroldo, e o Coordenador Adjunto, Major André.

Durante o encontro, foram apresentadas propostas em consolidação para o fortalecimento do sistema, com destaque para o Produto 11 do Plano Nacional de Defesa Civil, que define ferramentas para integrar ações de proteção e defesa civil no Brasil. Também foi realizado um alinhamento sobre os sistemas de alerta de risco, essenciais para a atuação eficiente em âmbito nacional, destacando os avanços e desafios alcançados até o momento.

O encontro também ressaltou a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, que têm intensificado eventos extremos como secas, inundações e deslizamentos. O Ceará, que acompanhou de perto as discussões da COP 29, reforçou a importância de preparar as defesas civis para atuar em cenários cada vez mais desafiadores. O estado já se mobiliza para os compromissos que serão debatidos na COP 30, a ser realizada no Brasil em 2025.

Para o Tenente Coronel Haroldo, o evento foi uma oportunidade de reforçar a integração entre os entes federativos. “Somente com a união de esforços entre a União, os Estados e os Municípios seremos capazes de prever, evitar e responder da forma mais ágil possível às adversidades que ameaçam nossas comunidades. Essa integração é vital para salvar vidas e mitigar danos”, destacou.

A União apresentou um panorama dos avanços já alcançados no fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, com os destaques a seguir:

A participação do Ceará reflete o compromisso do estado em contribuir ativamente para a construção de um sistema de defesa civil mais eficiente, moderno e resiliente, alinhado às propostas nacionais.

Dificuldades apresentadas pela Casa Civil da Presidência da República para fortalecer a Defesa Civil:

O Plano Nacional de Defesa Civil pode ser acessado em http://pndc.com.br.

Ademais, pela manhã, ocorreu a reunião do programa Defesa Civil Alerta, que prevê sua implantação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste até o meio do próximo ano, estando já em funcionamento nas regiões Sul e Sudeste. Essa expansão representa um avanço significativo na capacidade de resposta a desastres, mas exigirá a implementação de uma rede de monitoramento contínuo, garantindo a precisão e a eficiência dos alertas emitidos. A iniciativa reforça a importância de uma vigilância constante e integrada para proteger vidas e minimizar os impactos de eventos extremos.