2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional

 

Contextualização

Após a publicação da Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, o Ministério da Integração Nacional deparou-se com a necessidade de provocar uma discussão articulada entre as três esferas do governo e a sociedade civil com o objetivo de promover uma abordagem sistêmica das ações de Defesa Civil, priorizando a prevenção para minimização de desastres e o apoio a comunidades atingidas. Daí surge a ideia da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil – 2ª CNPDC, para promover o debate sobre o tema criado para o evento: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”. A Etapa Nacional será realizada em Brasília/DF entre os dias 4 e 7 de novembro de 2014. Para mais informações sobre a Etapa Nacional, acesse o site www.2cnpdc.mi.gov.br.

 

Objetivo

A 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil – 2ª CEPDC do Ceará, etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil – 2ª CNPDC, teve o objetivo geral de promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civil.

 

Tema e eixos temáticos

O tema da 2ª CEPDC foi “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”.

Foram eixos temáticos da 2ª CEPDC: I – Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; II – Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; III – Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e IV – Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

 

Data e local

A 2ª CEPDC foi realizada no dia 11 de abril de 2014 no Salão Brasil do Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar, 2.500, Fortaleza, Ceará.

 

Presidência e coordenação

A 2ª CEPDC teve como presidente o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. A 2ª CEPDC foi coordenada pela Comissão Organizadora Estadual (COE), composta por servidores do Poder Público e Agentes de Defesa Civil, representantes da Sociedade Civil, dos Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas e da Comunidade Científica, presididos pelo Coordenador Estadual de Defesa Civil do Ceará ou, em sua ausência, pelo Secretário Executivo da COE.

 

 

 

Participantes

A 2ª CEPDC contou com 356 participantes credenciados, representantes de 80 municípios, distribuídos conforme demonstrado na tabela abaixo.

Função/segmento Aptos Presentes
Delegados da Sociedade Civil 290 133
Delegados do Poder Público 206 116
Delegados dos Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas 35 14
Delegados da Comunidade Científica 25 12
Membros da Comissão Organizadora Estadual 25 14
Convidados 198 45
Observadores 2 22
Total 781 356

Sequência de eventos

A 2ª CEPDC teve a seguinte sequência de eventos:

DIA HORÁRIO EVENTO
11/04/2014 (sexta-feira) 7h30 Recepção e credenciamento
8h00 Coffee break
9h20 Cerimônia de abertura
9h40 Palestra
10h40 Plenária de Abertura
11h30 Grupos de Trabalho
12h30 Almoço
13h30 Grupos de Trabalho (continuação)
14h30 Momento interativo para debate
15h30 Votação de Propostas e de Delegado(a)s
16h00 Coffee break
16h30 Plenária Final
17h00 Encerramento

 

Cerimônia de Abertura

Estiveram presentes na Cerimônia de Abertura da 2ª CEPDC as seguintes autoridades: Wilemar Rodrigues Junior, Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará; João Carlos de Araújo Gurgel, Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará; Paulo Roberto Falcão, Diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Defesa Civil; Claudemir Rangel, Coronel Coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí; Ronaldo Roque de Araújo, Tenente Coronel Coordenador Estadual de Defesa Civil do Ceará; e Rennys Frota, Presidente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará.

 

Palestra

A palestra da 2ª CEPDC foi proferida pelo Presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, Dr. Rennys Frota, e teve como tema “Gestão dos Recursos Hídricos para Prevenção e Combate à Seca no Ceará”.

 

Plenária de Abertura

A Plenária de Abertura teve o objetivo de instalar a 2ª CEPDC por meio da aprovação do seu Regimento Interno. Compuseram a Mesa da Plenária de Abertura os seguintes membros da Comissão Organizadora Estadual (COE): Ronaldo Roque de Araújo, Tenente Coronel Coordenador Estadual de Defesa Civil do Ceará, Presidente da COE; Aluizio Souza Freitas, 1º Tenente Gerente de Minimização de Desastres da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, Secretário Executivo da COE; Ana Claúdia Marques Bastos, Representante dos Conselhos Comunitários de Defesa Social – CCDS; Francisco Antonio Martins dos Santos, Representante da União Geral dos Trabalhadores do Ceará- UGT-CE; Renata Moreira da Silva, Representante da Federação dos Bairros e Favelas de Fortaleza – FBFF; Maria Ioneide Araújo, Assessora Técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC; Francisco Teobaldo G. Marques, Coordenador Municipal de Defesa Civil de Crateús; Josimere de Melo Silva, Coordenadora Municipal de Defesa Civil do Crato; Janeína de Oliveira Saunders, Agente da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil  de Fortaleza; Diarley Almeida, Coordenador de Patrimônio da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará – SEPLAG-CE; Luiz Carlos Rocha da Mota, Articulador da Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH; Tiago Peixoto Feliciano, Orientador da Célula de Transparência e Ética da Controladoria Geral do Estado – CGE; Osmar Delboni Junior, Conselheiro do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia – CREA; Elízio Loiola, Conselheiro do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS; e Roberto Caracas Filho, Representante da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

 

Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho, compostos por participantes de todos os segmentos presentes na 2ª CEPDC foram divididos por eixo temático e realizados simultaneamente. Foram facilitadores dos Grupos de Trabalho da Conferência: otécnico da CEDEC, Subtenente BM Isaac Almeida; a assessora técnica da CEDEC, Sra. Ioneide Araújo; o Subtenente BM Pedro Catanho; e o Gerente de Sismologia da CEDEC, Sr. Brandão Melo.

Os Grupos de Trabalho analisaram os 16 princípios e 38 diretrizes sistematizadas no Caderno de Propostas da 2ª CEPDC e aprovaram mais 5 princípios e 15 diretrizes que foram incorporados ao Caderno para votação dos participantes da Conferência. Acesse AQUI a versão final do Caderno de Propostas da 2ª CEPDC.

 

Momento Interativo para Debate

No momento interativo para debate os facilitadores dos Grupos de Trabalho apresentaram os novos princípios e diretrizes incorporados ao Caderno de Propostas como resultado das discussões  nos grupos. Em seguida, o secretário executivo da COE, 1º Tenente BM Aluizio Souza Freitas, apresentou a metodologia de votação das propostas e dos delegados.

 

Escolha de propostas para a Etapa Nacional

A votação das propostas foi realizada por meio da entrega de uma cédula de votação a cada delegado, que escolheu um princípio e três diretrizes, dentre todas as constantes no Caderno de Propostas. Foram aprovados os dez princípios e as trinta diretrizes que tiverem maior número de votos. Acesse AQUI os princípios e diretrizes aprovados na 2ª CEPDC.

 

Escolha de delegados para a Etapa Nacional

A votação dos delegados da 2ª CEPDC para a Etapa Nacional da Conferência ocorreu em grupos divididos por segmento e subdivididos por macrorregião do Estado. Foram eleitos 80 delegados, sendo 36 do segmento Sociedade Civil, 28 do segmento Poder Público e Agentes da Civil, 8 do segmento Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas e 8 do segmento Comunidade Científica. Acesse AQUI a relação dos delegados eleitos.

 

Plenária Final

Na Plenária Final foi recebida a moção aprovada pelos delegados e escolhidas, por meio da maioria de votos dos presentes, as propostas empatadas na votação geral, de forma a se respeitar o limite de 10 princípios e 30 diretrizes da 2ª CEPDC para a Etapa Nacional da Conferência.

 

Encerramento

O encerramento da 2ª CEPDC foi realizado pelo Secretário Executivo da Comissão Organizadora Estadual, o 1º Tenente Aluizio Souza Freitas, que em nome da Comissão agradeceu a presença e participação de todos no processo conferencial.

 

Mais informações

A CEDEC disponibiliza os telefones (85) 3101-2126 e 8899-1137 (falar com o tenente Aluizio Freitas ou com o cabo Paiva Junior) e o e-maildefesacivil@cb.ce.gov.br para mais informações acerca da 2ª CEPDC.

 

Arquivos da 2ª CEPDC:

Portaria nº 119/2014 – SSPDS – Convoca a 2ª CEPDC

Portaria nº 14/2014 – CBMCE – Constitui a COE da 2ª CEPDC

Regimento Interno da 2ª CEDPC (versão final)

Texto de Referência

Caderno de Propostas da 2ª CEPDC (versão final)

Princípios e Diretrizes aprovados

Delegados Eleitos

Moção aprovada

Fotos da Etapa Estadual

 

Etapas Municipais/Intermunicipais

 

Foram realizadas no Ceará, entre 30/01/2014 e 24/03/2014, 66 Conferências de Proteção e Defesa Civil, sendo 9 intermunicipais, totalizando 96 municípios participantes (52% do total).

Técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) estiveram presentes em 49 conferências (74%). Os eventos reuniram cerca de 3.900 participantes e foram aprovadas mais de 1.300 propostas de princípios e diretrizes para comporem o Caderno de Propostas da Etapa Estadual. Foram eleitos para a Etapa Estadual 458 delegados, sendo 260 (57%) da sociedade civil e 198 (43%) dos demais segmentos.

Acesse AQUI o álbum de fotos das Conferências Municipais/Intermunicipais.