CEDEC divulga alertas via SMS

31 de dezembro de 2021 - 12:00

 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC) utiliza a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para divulgar alertas de desastres elaborados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, agencia integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Ressalta-se que conforme preconiza a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em seu artigo 5º, os alertas são elaborados e emitidos de forma antecipada, a partir da POSSIBILIDADE de ocorrência de desastres naturais.

Os Alertas são informações que antecedem a possibilidade de ocorrência de sinistros. São importantes instrumentos nas ações de preparação e enfrentamento de ocorrências provocadas por eventos adversos.

Para se cadastrar

Enviar um SMS para 40199 com o CEP de interesse. É permitido cadastrar mais de um CEP. Basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse.

O serviço é gratuito e poderá ser cancelado a qualquer momento. Basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

Atualmente, no estado do Ceará, existem 120.103 números cadastrados, conforme ANATEL, o que representa um alcance de apenas 1,32% da população cearense.

Controle realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Os municípios monitorados  pelo CEMADEN têm histórico de registros de desastres naturais decorrentes  de movimentos de massa (deslizamentos de encosta, corridas de massa, solapamentos de margens/terras caídas, queda/rolamento de blocos rochosos e processos erosivos) e/ou  decorrentes  de processos  hidrológicos (inundações, enxurradas, grandes alagamentos). Em complemento , os municípios monitorados devem ter as áreas de riscos para processos hidrológicos e geológicos identificados, mapeados e georreferenciados.

Acesse aqui a setorização de riscos geo-hidrológicos no Estado do Ceará.