CEDEC – Ceará no V Defencil – Seminário Internacional de Defesa Civil

23 de novembro de 2009 - 18:13 # # # # # #

 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará participou efetivamente do V Seminário Internacional de Defesa Civil – Defencil – realizado nos dias 17 a 20 de novembro de 2009 na cidade de São Paulo. A delegação da CEDEC-Ceará foi composta por 18 integrantes, entre eles o Coordenador Estadual, CEL QOBM João Vasconcelos Sousa e o Coordenador Executivo, TEN CEL QOBM Francisco William Lopes Rodrigues, além de cinco gerentes e dez técnicos.

O evento, com mais de cinco mil inscritos, foi um passo largo para a Defesa Civil no Brasil. Foram dias de seminários, simpósios, simulados, minicursos, apresentação de experiências profissionais e muitas discussões, enriquecendo bastante a cultura dos participantes, deixando-os mais preparados para desempenharem suas funções. A proposta do V Defencil foi a de promover a troca de experiências entre os vários atores que desenvolvem as atividades de defesa civil na sociedade.

O evento foi também uma preparação para a Conferência Nacional de Defesa Civil, que será realizada de 23 a 25 de março  de 2010 em Brasília, quando serão estabelecidas as novas diretrizes para a implantação de uma Política Nacional de Defesa Civil para o Brasil.

Outro ponto positivo para a Defesa Civil no Ceará foi a recebimento de materiais (livros, apostilas, cartilhas e manuais), que serão muito importantes para o fortalecimento do Sistema Estadual de Defesa Civil por meio da difusão do conhecimento.