Capacitação: CODC para integrantes das Regionais de Defesa Civil do Ceará – REDECs.

6 de fevereiro de 2010 - 00:51 # # # #

Ocorreu nos dias 02 a 05 de fevereiro, na nova sede da CEDEC, no quartel central do Corpo de Bombeiros, o Curso Operacional de Defesa Civil – CODC voltado para 36 integrantes das Regionais de Defesa Civil – REDECs, com uma carga horária de 40 horas. Esteve presente na abertura do curso o coronel Joaquim dos Santos Neto, subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, que explanou sobre a importância de atividades de prevenção na construção de uma defesa civil forte a atuante.

O objetivo do curso é capacitar o efetivo das REDECs para exercerem as funções de prevenção, preparação, resposta e reconstrução nas atividades de defesa civil no Ceará. Foram ministradas aulas sobre desastres, política nacional de defesa civil, atividades das coordenadorias municipais de defesa civil, núcleos comunitários de defesa civil, segurança de barragens, entre outros assuntos relevantes para o contexto do Estado do Ceará. Houve também uma atividade prática: visita a uma área de risco às margens do rio Maranguapinho. O curso se encerrou com a entrega dos certificados e um “coffee brake” para os participantes, com a presença do coronel Josileno e do tenente-coronel William, coordenador executivo da CEDEC.

Com esta iniciativa, o coordenador estadual de defesa civil, coronel João Vasconcelos Sousa, insere uma nova política de trabalho através do planejamento das ações de Defesa Civil, proporcionando recursos para a prevenção e não somente a administração dos cenários de desastre.

Relação de Participantes

1. Agilson César Sales Matias