O Ceará na I Conferência Nacional de Defesa Civil

28 de março de 2010 - 18:56 # # # #

 

A delegação do Ceará na I Conferência Nacional de Defesa Civil, que se encerrou por volta das 22h da última quinta-feira (25), em Brasília, foi composta pelo coordenador estadual de Defesa Civil, coronel João Vasconcelos Sousa; os coordenadores da conferência estadual de Defesa Civil do Ceará, capitão Edir Paixão e tenente Alan Lúcio; o gerente de homologação da Defesa Civil do Ceará, capitão Eduardo Gonçalves; os 39 delegados eleitos na conferência estadual, sendo 20 representantes da sociedade civil, 12 representantes do poder público e 7 trabalhadores de defesa civil e mais 55 coordenadores municipais de Defesa Civil; além de convidados, como o coronel Joaquim dos Santos Neto, subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, totalizando mais de 100 participantes.

 

Segundo a comissão organizadora, o evento contou com a participação de 1424 credenciados, sendo 588 delegados de Defesa Civil, 357 delegados representantes da sociedade civil, 231 do poder público, 97 observadores, 42 convidados, 30 do comitê executivo, 21 da comissão organizadora, 36 da organização do evento, 4 palestrantes e 18 funcionários de apoio.

 

Como resultados das discussões nos 12 grupos de trabalho e da plenária final foram aprovadas 103 diretrizes advindas das centenas de conferências municipais e das 18 conferências estaduais e do Distrito Federal. Essas diretrizes servirão como base para a formulação de políticas públicas de defesa civil. Segundo a secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, as diretrizes aprovadas serão organizadas por eixos temáticos e encaminhadas para a aprovação do Conselho Nacional de Defesa Civil, que deve se reunir no início de abril.

 

Entre as diretrizes aprovadas estão: a criação da carreira de agente da Defesa Civil, a implementação do Fundo Nacional de Defesa Civil, a obrigatoriedade dos governos estaduais e municipais constituírem conselhos de Defesa Civil e a participação da sociedade civil na composição do Conselho Nacional de Defesa Civil.

 

Na plenária final da Conferência, o coordenador municipal de Defesa Civil de Fortaleza, Alísio Santiago, homenageou a Secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, com uma comenda em nome do Coordenador Estadual de Defesa Civil do Ceará, coronel João Vasconcelos Sousa.