Realizada em Fortaleza Oficina sobre Comunicação e Percepção de Risco de Desastres

16 de agosto de 2010 - 00:00 # # # # # #

Foi realizada, de 12 a 13 de agosto de 2010, no auditório da CEDEC, uma Oficina sobre Comunicação e Percepção de Riscos de Desastres. O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) do Ministério da Integração Nacional, através do Departamento de Minimização de Desastres.

Foram 12 h/a de atividades, com palestras ministradas pela tenente-coronel Daniela da Cunha Lopes, diretora do Departamento de Minimização de Desastres, e pela Dra. Cilene Victor, editora-chefe da revista Com Ciência Ambiental, na qual são divulgados artigos relacionados à Defesa Civil. Os alunos foram os integrantes da CEDEC, das Regionais de Defesa Civil, de universidades, da imprensa e de organizações não governamentais relacionadas ao tema.

O objetivo da Oficina foi o de capacitar multiplicadores para atuação no processo de gerenciamento de riscos de desastres, com atenção aos desafios impostos pela realidade local e pelo nível de informação e conhecimento das comunidades vulneráveis, promovendo a cultura de risco no Brasil.

A Oficina faz parte do Projeto Promoção da Cultura de Riscos de Desastres (PCRD) como ferramenta de Política Pública de Prevenção e Redução de Desastres e está sendo desenvolvida pela SEDEC em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) de Santa Catarina.