Solenidade de encerramento do CGIDC

26 de outubro de 2010 - 13:14 # # # # # #

Ocorreu, na tarde de sexta-feira (22/10) a solenidade de encerramento do Curso de Gestão Integrada em Defesa Civil (CGIDC).

Compuseram o palanque na quadra do Quartel Central do Corpo de Bombeiros as seguintes autoridades: coronel João Vasconcelos Sousa, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; Ivone Maria Valente, secretária nacional de defesa civil; coronel Joaquim dos Santos Neto, comandante geral adjunto do CBMCE; Antonio Claudio Mota Martins, prefeito municipal de Palmácia; Marcondes Herbster Ferraz, prefeito municipal de Saboeiro; tenente coronel Francisco William Lopes Rodrigues, secretário executivo da CEDEC; tenente coronel Daniela da Cunha Lopes, diretora do Departamento de Minimização de Desastres da SEDEC; Eliana Vianna, coordenadora pedagógica do curso e Maria Sirlane Ferreira Bandeira, coordenadora municipal de defesa civil de Palmácia.

Durante a solenidade a secretária nacional de defesa civil, Ivone Maria Valente, foi homenageada com a machadinha simbólica do CBMCE pelos relevantes serviços prestados a esta corporação. Também foram entregues os certificados aos que concluíram o curso com êxito.

A turma foi formada por representantes da Defesa Civil dos Estados de Alagoas, Maranhão, Bahia e do Distrito Federal, além dos integrantes das coordenadorias estadual, regionais e municipais (Sobral e Fortaleza) do Ceará e de secretarias do Estado (Educação, Desenvolvimento Agrário, Cidades, Recursos Hídricos).

O Curso teve início no dia 18 de outubro e seu objetivo é reforçar a cultura de prevenção de risco e de mobilização social para gestores e técnicos estaduais e municipais dos órgãos de defesa civil e demais instituições do estado que atuam em ações de gerenciamento de riscos de desastres.

Com carga horária de 40 horas, as aulas foram divididas em quatro unidades: Conhecimentos Gerais sobre Defesa Civil; Mobilização Social para as Ações de Defesa Civil; Gestão Integrada de Riscos, e Gestão de Desastres. O Curso faz parte do programa de formação continuada do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) e reflete as principais mudanças propostas pela Medida Provisória nº 494 e pelo Decreto nº 7.257.