Intercâmbio: Técnicos visitam regiões afetadas pela enxurrada em Alagoas

14 de novembro de 2010 - 16:25 # # # # #

Oito integrantes da CEDEC/CE estiveram em Alagoas para conhecer o trabalho de resposta da Defesa Civil no Estado após a enxurrada que deixou 15 municípios em Estado de Calamidade Pública em junho desse ano. O objetivo da visita foi o de analisar as ações no Estado de Alagoas para melhorar o planejamento para eventuais desastres semelhantes no Ceará.

Do dia 10 ao dia 12 de novembro a comitiva assistiu a palestras e visitou as áreas atingidas. O secretário de meio ambiente e recursos hídricos, Alex Gama, e o subsecretário executivo da CEDEC, TC Romeiro, apresentaram a dimensão do desastre e a forma como as ações de resposta e de reconstrução estão sendo desenvolvidas.

Nos municípios de Rio largo, Branquinha, União dos Palmares e Murici foram visitadas as principais áreas atingidas e alguns abrigos temporários para se estudar a dinâmica desses ambientes e os principais problemas enfrentados.

No último dia da visita, foi assistida a uma palestra do presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE/AL), senhor Marcelo, e do tenente Rômulo Guedes, que explanaram sobre a montagem e a atuação da Rede Nacional de Emergência de Radiomadores (RENER) no Estado durante o desastre. Por fim, a comitiva foi recebida pelo subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, que agradeceu a visita e a formação dessa parceria para troca de experiências.