CEDEC/CE participa do simulado de preparação para desastres em Recife

31 de maio de 2011 - 17:08 # # # # # #

Investindo na prevenção e preparação contra os desastres no Ceará, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar e  Coordenador Estadual de Defesa Civil enviou oito membros da CEDEC/CE ao Estado de Pernambuco para participarem do  simulado de preparação para desastres em Recife.

O exercício simulado foi promovido pelo Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil e aconteceu simultaneamente na manhã do dia 28/05 em  Recife, Maceió e Salvador. Na capital pernambucana a ação foi conduzida pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Recife – CODECIR e contou com a presença do Secretário Nacional de Defesa Civil, Coronel Humberto Vianna. Também participaram do exercício diversos órgãos locais e  representantes da Defesa Civil de municípios da Região Metropolitana de Recife e das Coordenadorias Estaduais de  Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Ceará.

O simulado contou com a participação direta da comunidade do Córrego do Sargento em Recife, onde quarenta famílias receberam um alerta por meio de SMS nos celulares, se dirigiram aos ônibus pré-cadastrados para o transporte dos moradores e  foram conduzidas a um abrigo temporário em uma região segura. No abrigo, as pessoas foram cadastradas e receberam orientações sobre a convivência em ambientes coletivos, além de uma palestra sobre a importância da participação da comunidade na redução de riscos.

Os técnicos da CEDEC/CE tiveram a oportunidade de  avaliar, debater e transmitir suas impressões aos demais membros da Coordenadoria Estadual, atingindo assim, o objetivo inicial da missão, que era de aprender e multiplicar os conhecimentos aplicados em Defesa Civil de forma a contribuir com a redução de riscos no Ceará.