COEP – 18 Anos: Construindo Caminhos para a Promoção da Cidadania

7 de julho de 2011 - 16:55 # # # # #

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará participou do Evento “COEP – 18 Anos: Construindo Caminhos para a Promoção da Cidadania”. O evento ocorreu no período de 29 de Junho a 01 de Julho de 2011, na cidade do Rio de Janeiro.

No dia 29 de Junho houve a Reunião da Comissão Executiva do COEP Nacional, no IBGE, e teve como tema o Planejamento Estratégico do COEP. O Sr. André Spitz (Presidente do COEP) e a Sra. Gleyse Peiter (Secretária Executiva do COEP Nacional) foram os coordenadores e palestrantes deste dia. A metodologia do Planejamento Estratégico ocorreu com a formação de Grupos de Trabalho que compilaram sugestões de propostas para a Missão e a Visão da Rede COEP.
O Seminário “Caminhos para a promoção da Cidadania no Brasil: Desafios do Nosso Tempo” ocorreu na COPPE/UFRJ, no dia 30 de Junho de 2011. A recepção e abertura foram feitas por Luiz Pinguelli Rosa (COPPE/UFRJ/FBMC) e André Spitz (COEP). O Seminário consistiu em ciclos de palestras e debates acerca de temas que foram divididos em duas mesas.
A 1ª Mesa, com o tema Erradicação da Miséria, Redução das Desigualdades e Promoção da Cidadania, teve como coordenadores e palestrantes: Anna Peliano (Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada); Cláudio da Rocha Roquete (representando Ana Fonseca, do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome); D. Mauro Morelli (Consea MG – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional); Renato Maluf (Consea Nacional). Foram discutidos nesta mesa o Plano Brasil sem Miséria do Governo Federal e a importância da Segurança Alimentar e Nutricional.
A 2ª Mesa, com o tema Fortalecendo a Cooperação com Populações Atingidas por Situações Climáticas Extremas, teve como coordenadores e palestrantes: André Spitz (COEP); Ruth Jurberg (Governo do Estado do Rio de Janeiro); Moacyr Duarte (COPPE/UFRJ); Marcos Cavalcanti (COPPE/UFRJ) e Cristiano Rocha Heckert (Diretor do Departamento de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC/MI). O Sr. Cristiano Heckert explanou acerca: Do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), seus componentes e suas atribuições (CONDEC, SEDEC/MI, CEDECs, COMDECs e NUDECs); Das fases de atuação da Defesa Civil; Da importância dos NUDECs e do direito de todos à Proteção Civil, fato assegurado na Constituição Federal. Nesta mesa foram discutidos ainda: O trabalho social desenvolvido pelo Estado do Rio de Janeiro nos municípios vitimados pelos desastres ocorridos em Janeiro deste ano; A importância do apoio interinstitucional por ocasião dos desastres e a urgência em efetuar uma sensibilização e mobilização de todos os entes governamentais e não governamentais em prol da Segurança Global da população brasileira.
A Reunião do Conselho Deliberativo do COEP Nacional ocorreu na COPPE/UFRJ no dia 01 de Julho de 2011 e contou com a participação das seguintes autoridades: Luiz Pinguelli Rosa – COPPE/UFRJ; Paulo Ernani Gadelha Vieira (COEP RJ); Gleyse Peiter; Exmo. Sr. Gilberto Carvalho (Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República); Larissa Beltramim (Secretaria Geral da Presidência da República); e Cláudio da Rocha Roquete (representando Ana Fonseca, do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Houve o Lançamento do Volume IV da Coleção COEP – Cidadania em Rede: O livro “Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades”. Anna Peliano apresentou o livro, ressaltando os pontos importantes da pesquisa feita sobre os “novos desafios para a ação social das empresas”.

O evento finalizou com a inauguração do Laboratório Herbert de Souza, sito na COPPE, em homenagem ao Betinho, resultado da parceria COEP e COPPE/UFRJ. A Defesa Civil do Ceará sentiu-se honrada com o convite a um evento tão rico de informações que se propagam em uma rede de mobilização nacional com o objetivo maior de promover a cidadania e a igualdade social.