CEDEC apresenta Plano de Contingência para a Quadra Chuvosa de 2012

27 de janeiro de 2012 - 18:17 # # #

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará tornou público na manhã desta sexta-feira (27/01) o Plano de Contingência para a Quadra Chuvosa de 2012. O coronel Helcio Queiroz, coordenador da CEDEC, enfatizou a importância da integração entre todos os órgãos e a sociedade civil na prevenção de desastres.

A CEDEC dispõe de recursos materiais para assistência humanitária no caso de inundações em todo o Estado e um quadro de 45 servidores para articular ações de preparação e de atendimento às emergências.

O diferencial apresentado para agilizar as ações da defesa civil são as informações dos órgãos de monitoramento, como a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), cujo presidente, Eduardo Sávio, esteve presente para falar sobre a rede cearense de radares meteorológicos e o trabalho da Funceme. Com as informações dos radares é possível direcionar ações para redução de danos causados por fortes chuvas.

A CEDEC também acompanha o monitoramento do nível dos reservatórios hídricos do Estado, disponibilizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), além das informações das áreas de risco de inundação e de deslizamento.

Participaram do evento representantes de coordenadorias de defesa civil, de órgãos parceiros e a imprensa.

Saiba mais:

Monitoramentos acompanhados pela CEDEC

Alertas Meteorológicos

Como agir em caso de desastres

Baixe aqui a apresentação de slides do Plano