Quadra Chuvosa de 2012: Coordenadores de Defesa Civil do Estado reúnem-se em Fortaleza

12 de fevereiro de 2012 - 14:38 # # # # #

Com o intuito de discutir a preparação do Sistema de Defesa Civil do Ceará para a quadra chuvosa deste ano, os coordenadores de defesa civil do Ceará reuniram-se na manhã de sexta-feira (10/02) no salão nobre do quartel central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A reunião foi presidida pelo coordenador da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), coronel José Helcio Costalima de Queiroz, e contou com a presença do comandante geral adjunto do CBMCE, coronel Heraldo Maia Pacheco, além de representantes de 42 municípios cearenses e de integrantes da CEDEC.

Na oportunidade, foi informado o prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o quadra chuvosa e apresentado o plano de contingência da CEDEC para o período, com foco no monitoramento das ameaças e riscos e na articulação com os órgãos parceiros.

Foram discutidos ainda os riscos locais de desastres (como enchentes, estiagens e deslizamentos) e as alternativas para reduzi-los e melhorar a assistência às vítimas, especialmente no tocante ao abastecimento emergencial d’água potável devido a estiagem que atinge uma extensa área da região semiárida no Estado.

Finalizando a reunião, foram apresentados dois projetos piloto de educação de jovens voltada para a defesa civil: o Núcleo de Defesa Civil (Nudec) Jovem do Conjunto São Miguel, em Caucaia; e o Defesa Civil na Escola, no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza.

A CEDEC agradece a todos que participaram da reunião e reafirma seu compromisso em fortalecer as ações de defesa civil para a construção conjunta de um Ceará melhor preparado para os desastres.