Ceará recebe Oficina de Capacitação para Elaboração de Planos de Contingência Municipais

26 de março de 2012 - 22:34 # # #

Ocorreu na manhã de hoje, 26 de março de 2012, a abertura da “Oficina de capacitação para Elaboração de Planos de Contingência Municipais” na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). A Oficina possui carga horária de 32h/a e foi organizada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC).

Com encerramento previsto para o dia 29 de março, o objetivo da Oficina é capacitar gestores e técnicos em defesa civil tanto da CEDEC quanto de nove Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) daqueles municípios onde se registraram importantes ocorrências de desastres nos últimos anos.

A partir do mês de abril, profissionais da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), juntamente com os técnicos em defesa civil que estão participando da Oficina, farão o mapeamento das áreas de risco de municípios prioritários no Ceará.

Após mapeadas, as áreas serão monitoradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), que, verificando situação de iminente desastre, emitirá alerta para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) da SEDEC, que mobilizará o Sistema de Defesa Civil local.

Durante a Oficina, serão confeccionados Planos Municipais de Contingência para atuação na Quadra Chuvosa e ministradas palestras sobre o “reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública” e “transferência obrigatória e cartão de pagamento da Defesa Civil”.