Representante da CEDEC passa a integrar Força Nacional para atuação em emergências causadas por desastres

18 de dezembro de 2012 - 14:17 # # # # # # #

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD da Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC/MI realizou no período de 10 a 14 de dezembro do corrente ano, em Brasilia/DF, o Curso de Formação do Grupo de Apoio a Desastres (GADE).

O curso contou com a participação de 48 profissionais oriundos de diversos estados da federação. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi representada no curso pelo CB BM Francisco Paiva Junior, especialista em Defesa Civil e Gestão de Desastres. Os participantes da capacitação integrarão a equipe da Força Nacional de Emergência, que passa a contar com 130 profissionais para atuação nos grandes desastres que acometerem estados ou municípios brasileiros.

O curso se iniciou com uma palestra proferida pelo excelentíssimo Senhor Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, que transmitiu mensagem da presidente Dilma acerca da importância da formação de um grupo específico para atuar nos grandes desastres. Durante a capacitação foram ministradas aulas acerca da gestão e procedimentos a serem adotados pelos profissionais formados, inclusive com simulação de uma situação emergencial. O curso foi finalizado com uma palestra do Sr. Rafael Shadeck, Chefe do CENAD, seguida de visita às instalações daquele Centro.

Os participantes do curso receberam certificados, uniformes e outros materiais que serão utilizados pelos profissionais durante as convocações.