Simulado prepara agentes e comunidade para inundações

6 de abril de 2013 - 00:00 # # # #

Revisado em 09/04/2013.

Mais de dez instituições participaram do Simulado de Preparação para Desastres 2013 de iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. O simulado ocorreu na comunidade Bubu-Cal, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, onde às 9 horas do sábado (06/04) foi dado o alarme da ocorrência de inundação.

O evento consistiu em um exercício prático que implicou na mobilização de recursos e de pessoas para avaliar, em tempo real, o processo de socorro e remoção temporária das famílias de áreas com risco de inundações. A comunidade foi, ainda, instruída com palestras sobre primeiros socorros, promovida pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) e sobre Defesa Civil. Os tempos-respostas e a atuação de todas as instituições envolvidas foram registrados e serão avaliados numa reunião marcada para a próxima sexta-feira, dia 12.

O Simulado é uma ação de treinamento e de aperfeiçoamento em que todos os atores envolvidos podem verificar e corrigir eventuais falhas para melhorar sua atuação num sinistro real. A comunidade é o ponto central de toda a operação. É imprescindível o envolvimento da população nas ações preventivas que, sem dúvida, são as mais eficazes na redução dos riscos de desastres, tornando a comunidade mais preparada e menos vulnerável às situações simuladas no treinamento.

A CEDEC agradece a todas as instituições que participaram do evento:

10ª Região Militar do Exército Brasileiro

Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC)

Coelce

Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER)

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano/CBMCE

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Caucaia

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Fortaleza

Guarda Municipal de Fortaleza

Grupamento de Socorro e Urgência/CBMCE

Núcleo de Busca e Salvamento/CBMCE

Polícia Militar do Ceará