Defesa Civil apoia a implantação de NUDECs em Maranguape

15 de agosto de 2014 - 02:39 # # # #

Formados por voluntários dispostos a desenvolver ações de gestão de risco de desastres, os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUDECs) são espaços para orientação permanente, diálogo contínuo entre a comunidade e o poder público e disseminação da cultura de prevenção, mitigação e preparação para desastres em nível local.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar apoia os órgãos municipais de proteção e defesa civil (COMDECs) para a implantação de NUDECs, a exemplo da palestra realizada na manhã desta quinta-feira (14/08) na comunidade Vila Nova, em Maranguape. Na ocasião, o Capitão Aluizio Freitas, do núcleo de minimização de desastres da CEDEC, apresentou aos voluntários do NUDEC de Vila Nova exemplos de ações que podem ser realizadas para melhorar a capacidade da comunidade de absorver os impactos dos eventos adversos, como a redução das chuvas nos últimos anos.

Ações semelhantes serão realizadas em outras nove comunidades de Maranguape nos próximos meses, fortalecendo o engajamento das pessoas na construção de comunidades mais seguras e resilientes. Acesse AQUI o  Manual de Formação de NUDECs e saiba como participar desse processo de mobilização social para a gestão de riscos em sua comunidade.