Alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros aprendem a fazer pluviômetros caseiros

8 de outubro de 2014 - 19:05 # # #

Alunos do 8º ano no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) Escritora Rachel de Queiroz participaram na última terça-feira (07/10) da oficina “Como fazer um pluviômetro caseiro”. Utilizando garrafas pet, os alunos fizeram seus próprios pluviômetros e aprenderam a importância do equipamento para os órgãos de meteorologia e para as comunidades.

O pluviômetro é um equipamento utilizado para medir a quantidade de chuva de determinada região, sendo um importante aliado da defesa civil no monitoramento das situações de risco de inundações e deslizamentos ou no registro de fenômenos de longa duração, como as secas.

“A defesa civil estimula a utilização de pluviômetros caseiros porque eles são instrumentos que auxiliam o morador de áreas mais vulneráveis aos fenômenos naturais a tomar medidas preventivas, como a evacuação das casas durante chuvas intensas”, explica o capitão Aluizio Freitas, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e professor da disciplina Defesa Civil no CMCB.

Desde o ano de 2012, os alunos do CMCB têm aulas sobre Defesa Civil. Atualmente o projeto contempla 118 alunos de 4 turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, que semanalmente estudam os principais acidentes e desastres recorrentes no Brasil e como as pessoas podem agir para minimizá-los em conjunto com a atuação do Poder Público.