Operação Carro-Pipa: CEDEC entrega caixas d’água e repassa material de combate ao mosquito Aedes Aegypti

27 de maio de 2016 - 17:30 # # # # # # #

Em resposta à seca, que vem provocando o desabastecimento d’água em áreas urbanas e rurais desde o ano de 2012, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CEDEC/CBMCE) tem executado o abastecimento emergencial de água potável nas áreas atingidas. O serviço, denominado Operação Carro-Pipa (OCP), já chegou a assistir mais de 300.000 pessoas de 50 municípios em situação de emergência.

Atualmente, os 125 veículos contratados para a operação atendem a 71.913 moradores das áreas urbanas dos municípios de Boa Viagem, Iracema, Meruoca, Morada Nova, Palmácia, Pereiro e Salitre. As áreas rurais dos municípios em situação de emergência relacionada ao abastecimento d’água são atendidas pelo Exército Brasileiro.

Para o armazenamento da água nas áreas urbanas, a CEDEC já entregou, desde dezembro/2015, em 12 municípios, 180 caixas d’água de 5.000 litros. Essa ação possibilita a melhor distribuição da água dos carros-pipa nos bairros em que não há cisternas de placa ou outros reservatórios de maior capacidade para armazená-la.

Considerando a preocupação com o risco de aumento de focos do mosquito Aedes Aegypti (vetor da Dengue, Zika e Chikungunya) nas áreas abastecidas pela OCP, a CEDEC firmou parceria com a Secretaria da Saúde do Estado no sentido de distribuir materiais informativos e telas para proteção dos reservatórios d’água. O primeiro município beneficiado foi Pedra Branca (foto abaixo), cidade em que o abastecimento emergencial d’água na zona urbana se iniciará nos próximos dias.

Com essas ações, a CEDEC busca cumprir seu mister de reduzir os danos causados pelos desastres. Os recursos para a execução da OCP e aquisição das caixas d’água são repassados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e geridos pela CEDEC/CBMCE, responsável pelo Fundo de Defesa Civil do Estado do Ceará.