Iniciado na região do Cariri o primeiro ciclo do Programa Nacional de Capacitação em Proteção e Defesa Civil 2017-2018 no Ceará

18 de maio de 2017 - 10:20 # # # # # # # # # #

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC-CE), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Crato, está realizando nesta semana, na região do Cariri, o primeiro curso, no estado do Ceará, do Programa Nacional de Capacitação em Proteção e Defesa Civil 2017-2018.

O programa foi implementado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). No âmbito do programa, a CEDEC-CE, em parceria com os órgãos municipais de proteção e defesa civil, realizará ciclos regionais de capacitação compostos por 5 módulos.

Esta primeira capacitação, de 40 horas/aula, aborda os Módulos I – Noções Básicas em Proteção e Defesa Civil e em Gestão de Riscos e II – Elaboração de Plano de Contingência.

Na região do Cariri, o curso está sendo realizado no Auditório de Bioprospecção da URCA, na Rua Carolino Sucupira, s/n, bairro Pimenta, Crato/CE, com a participação de 25 agentes de proteção e defesa civil dos Municípios de Altaneira, Araripe, Campos Sales, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Tarrafas.

O Módulo I do curso tem o objetivo de fortalecer a gestão municipal de proteção e defesa civil, por meio da abordagem geral dos processos de gestão de risco. O Módulo inclui uma aula de campo, que foi realizada ontem (17/05) nas áreas de risco de inundação/enxurrada próximas ao canal do Rio Granjeiro.

Hoje foi iniciado o Módulo II do curso, com o objetivo de desenvolver habilidades e ampliar conhecimento sobre a elaboração de planos de contingências e sobre planejamento e execução de simulados. A capacitação está sendo ministrada pela assessora técnica da CEDEC-CE, Ioneide Araújo, e segue até amanhã (19/05).

No próximo mês serão ministrados na região os Módulos III – Gestão de Desastres, Decretação e Reconhecimento Federal e Gestão de Recursos Federais em Proteção em Defesa Civil e IV – Gestão de Recursos Federais em Proteção e Defesa Civil para Reconstrução. As inscrições serão abertas em breve no site www.defesacivil.ce.gov.br.

Mais informações sobre o Programa de Capacitação, podem ser solicitadas nos telefones (85) 3101-4582 / 98899-1137 ou no e-mail defesacivil@cb.ce.gov.br.