Concluída a segunda capacitação do Programa de Formação para o fortalecimento do SINPDEC na região do Cariri

18 de setembro de 2017 - 14:47 # # # # # # #

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC-CE), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Crato, realizou durante toda a semana passada a segunda capacitação do Programa de Formação para o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) na região do Cariri.

O evento foi realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, na Av. José Alves de Figueiredo, S/N, Centro, Crato-CE, e contou com a participação de 32 agentes de 5 municípios: Araripe, Boa Viagem, Campos Sales, Crato e Juazeiro do Norte.

Na capacitação, de 40 horas/aula, foram aplicados os módulos III – Gerenciamento de Desastres, Decretação e Reconhecimento Federal e Gestão de Recursos Federais em Proteção e Defesa Civil para Resposta; e IV – Gestão de Recursos Federais em Proteção e Defesa Civil para Reconstrução.

Para o Capitão Aluizio Freitas, responsável pelo setor de minimização de desastres da CEDEC e instrutor do curso, “o momento foi uma oportunidade para os municípios da região se familiarizarem com os procedimentos do SINPDEC para o socorro e assistência aos afetados por desastres, bem como para o restabelecimento dos serviços essenciais prejudicados e reconstrução de áreas afetadas”.

O Programa de Formação é constituído por 5 módulos e a meta é aplicá-los em todos as macrorregiões do estado até o final de 2018. Os dois primeiros módulos foram abordados na região do Cariri no mês de maio deste ano. A expectativa é que o último módulo seja aplicado no primeiro semestre de 2018.

As inscrições para os primeiros cursos serão divulgadas no sítio eletrônico da CEDEC. Mais informações sobre o Programa de Capacitação podem ser solicitadas nos telefones (85) 3101-4582 / 98899-1137 ou no e-mail defesacivil@cb.ce.gov.br.