CEDEC orienta a população da região afetada pelo tremor de terra ocorrido na última segunda-feira

19 de outubro de 2017 - 20:00 # # # #

Em resposta ao tremor de terra ocorrido na manhã da última segunda-feira (16/10), com epicentro no limite dos municípios de Chorozinho e Cascavel, a 66 km de Fortaleza, o técnico do setor de Sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Francisco Brandão Melo, esteve na região a fim de estudar o evento e orientar a população.

O tremor, que foi sentido por moradores de diversas localidades da região, atingiu o grau 3 na escala Richter, segundo avaliação preliminar do técnico Eduardo Menezes e equipe do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), que mantém estações sismográficas para o monitoramento de eventos sísmicos no estado do Ceará.

Embora considerado pequeno, o tremor requer atenção porque ocorreu na mesma região onde foi registrado, em 1980, o evento de maior magnitude do Nordeste brasileiro, que atingiu 5.2 graus na escala Richter, o chamado Terremoto de Pacajus.

O técnico Brandão avalia que o tremor foi de intensidade moderada e não se sabe se poderão ocorrer outros eventos. Para orientar a população sobre os cuidados a serem tomados diante desses eventos, foi distribuída na região a cartilha “Tremor de Terra: Saiba como agir”, bem como concedidas diversas entrevistas aos veículos locais de comunicação.

A CEDEC permanecerá acompanhando a atividade sísmica do local, em parceria com o LabSis/UFRN e as Coordenadorias de Defesa Civil dos Municípios da região, bem como prestando orientações à população, inclusive com palestras nas escolas.

Mais informações: Setor de Sismologia da CEDEC, fone (85) 3101-4620.