Concluída a capacitação de agentes de proteção e defesa civil do Norte do Estado

26 de abril de 2018 - 14:40 # # # # # # # # #

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC-CE), em parceria com a Secretaria de Defesa Civil e Recursos Hídricos de Varjota, realizou durante toda a semana passada a segunda capacitação do Programa de Formação para o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) nas regiões Sertões de Sobral e dos Crateús e Serra da Ibiapaba.

O curso foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Deputado Manoel Rodrigues (Rua Modesto Mendonça, s/ nº, Centro, Varjota/CE) e contou com a participação de 17 agentes dos Municípios de Forquilha, Guaraciaba do Norte, Morrinhos, Santa Quitéria, Sobral e Varjota.

Na capacitação, de 40 horas/aula, foram aplicados os módulos III – Gerenciamento de Desastres, Decretação e Reconhecimento Federal e Gestão de Recursos Federais em Proteção e Defesa Civil para Resposta; e IV – Gestão de Recursos Federais em Proteção e Defesa Civil para Reconstrução.

Para o capitão Aluizio Freitas, responsável pelo setor de minimização de desastres da CEDEC e um dos instrutores do curso, “a capacitação é estratégica para a Defesa Civil dos Municípios, uma vez que os agentes participantes passaram a conhecer melhor os procedimentos para atuar em situações emergenciais resultantes de desastres, como a montagem de abrigos provisórios, a promoção da assistência humanitária, a declaração de situação emergencial e a gestão de recursos federais para a resposta às vítimas e reconstrução dos cenários atingidos”.

Participaram do encerramento do curso, a Prefeita de Varjota, Célia Rodrigues de Sousa, e o Secretário de Defesa Civil e Recursos Hídricos de Varjota, Haroldo de Lima. Na oportunidade, o capitão Aluizio Freitas destacou a estrutura organizacional do Município de Varjota, em que a Defesa Civil é uma Secretaria Municipal. “Isso demonstra o compromisso da gestão com as ações de proteção e defesa civil”, disse.

Mais informações sobre o Programa de Capacitação podem ser solicitadas nos telefones (85) 3101-4582 / 98899-1137 ou no e-mail defesacivil@cb.ce.gov.br.