Preparação para desastres: CMCB realiza simulado de desocupação em emergências

8 de junho de 2018 - 16:21 # # #

Foi realizado nesta quarta-feira (06/06), no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB), o primeiro simulado geral de desocupação em ambientes em situações de emergência, com a participação de toda a comunidade escolar nos turnos manhã e tarde.

Para a organização do simulado, inicialmente foi elaborado, com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, um fôlder com todas as orientações para a desocupação do colégio em situações especiais, como vazamento de gás e incêndios, por exemplo.

Em seguida foi realizada uma reunião conjunta, envolvendo todo o efetivo militar, professores, servidores, bem como todo o corpo de alunos, na qual foram abordados os procedimentos e responsabilidades descritos no fôlder para a desocupação de maneira rápida e organizada desde o acionamento do alarme até a reunião de todos em uma área segura pré-determinada. 

No simulado foi imitada uma situação de vazamento de gás com a necessidade de desocupação de toda a área construída do colégio até a solução da ocorrência. Todos se dirigiram organizadamente a uma área ampla e aberta, seguindo os procedimentos preestabelecidos. O Capitão BM Aluizio Freitas, instrutor de Defesa Civil do CMCB e um dos organizadores do simulado, avaliou como bastante positiva a iniciativa. “É algo pioneiro em escolas no estado do Ceará e demonstra a preocupação da direção do colégio com a segurança dos alunos. Todo o exercício foi realizado dentro do previsto e deverá se repetir periodicamente, buscando sempre melhorar o tempo e as ações de resposta a eventuais emergências”, ressaltou o Capitão.

O aluno Alan Victor Mota Rodrigues, do 3º ano do ensino médio, aprovou a realização do exercício. Segundo ele, “a simulação de desocupação do colégio em casos de acidente promovida pelo CMCB serviu para alertar os alunos para a importância de uma mudança cultural em relação a conduta preventiva, tendo em vista que muitos acidentes, como o que ocorreu na boate Kiss em 2013, são agravados pelo despreparo de alguns cidadãos em situações de emergência. Dessa forma, simulações como essas são fundamentais, pois por meio destas os alunos são treinados a manter a calma e a ordem em alguma situação de risco, evitando com que acidente tomem proporções maiores”.

Para o Comandante/Diretor do CMCB, Coronel BM Nildson de Oliveira, “a realização de simulados de emergência é um importante exercício para podermos treinar nossos alunos, servidores, professores e militares para saberem o melhor tipo de comportamento durante um imprevisto. Além de ser uma obrigação legal, em alguns casos é o momento de verificar a eficácia do controle da emergência, de treinar as equipes de combate a incêndio, primeiros socorros, resgate e apoio à desocupação”.