Defesa Civil mitiga risco de rompimento de barragem na serra da Ibiapaba

15 de março de 2019 - 16:34 # # # # # #

Equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar estão desde terça-feira (12/03), na localidade de Betânia, entre os municípios de Ubajara e Ibiapina, na serra da Ibiapaba, para acompanhar a situação de risco de rompimento da barragem do açude Granjeiro, que é de propriedade particular.

Para conter, de forma emergencial, a erosão em alguns pontos da barragem do açude, provocada pelas ondas que se intensificam com o vento forte, foram feitas barreiras com o empilhamento de sacos de ráfia cheios de areia. Também foi realizada a limpeza de um vertedouro do açude, que possibilitou a diminuição do nível da água. Por medida de segurança, ainda serão feitos outros vertedouros para o escoamento seguro das águas do reservatório.

Além da CEDEC, integraram essa ação mitigatória de defesa civil: a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Ubajara, a Agência Nacional de Águas (ANA), a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) e a Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (SOHIDRA).

A Defesa Civil permanece na região para auxiliar no monitoramento da segurança do açude e na coordenação de possíveis ações emergenciais. Equipes da Prefeitura estão em alerta para a eventual necessidade de evacuação da área à jusante da barragem.