CEDEC CE apoia SEDEC/MDR

20 de novembro de 2022 - 11:07

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) apoia Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), secretaria vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

No período de 13 à 18 de novembro, em virtude da estiagem que atingiu diversos municípios do Amazonas, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional (SEDEC/MDR) enviou membros do Grupo de Apoio à Desastres (GADE) para realizar um levantamento in loco e entender a situação dos danos e prejuízos nas comunidades ribeirinhas atingidos evento adverso. O 1º TEN Teixeira, da Preparação para Desastres, CEDEC/CBMCE, integrou a equipe mobilizada.

O GADE foi instituido pelo Decreto nº 10.689, de 27 de abril de 2021, para atuar nas diversas fases do desastre no território nacional, e é coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) da SEDEC/MDR.

A estiagem na Amazônia está relacionado aos fenômenos ciclicos de vazante e enchente dos rios da região. O desastre afeta as práticas sociais das comunidades ribeirinhas, como, agricultura de ciclo rápido, calendário escolar das crianças, comércio de víveres, etc.

Apresença do GADE na região visa fornecer subsídios a articulação e a coordenação de ações de gerenciamento de riscos e de desastres, fortalecendo assim o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

#Defesa Civil somos Todos Nós!