Operação Carro-Pipa: Defesa Civil realiza sorteio para o abastecimento emergencial de 5 municípios

26 de maio de 2019 - 17:15 # # # # #

Apesar do registro de chuvas em torno da normalidade na quadra chuvosa deste ano, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), a situação da reserva de água no estado permanece crítica. Dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), 74 estão com volume inferior a 30%.

Para o atendimento das demandas emergenciais de abastecimento de água potável na sede dos municípios em situação de colapso hídrico, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) publicou, em janeiro deste ano, um Edital para o credenciamento de pessoas físicas ou jurídicas proprietárias de caminhões pipa.

Foram credenciados 669 interessados, os quais foram convocados para um sorteio realizado na manhã desta sexta-feira (26) no Quartel Central do CBMCE, no Centro de Fortaleza. No sorteio, definiram-se 43 credenciados a serem contratados para a execução da Operação Carro-Pipa na sede dos municípios de Boa Viagem, Choró, Monsenhor Tabosa, Mombaça e Pereiro. Na oportunidade, também foram sorteados 60 credenciados para compor um cadastro reserva a fim de atender demandas emergenciais de caráter pontual.

O sorteio foi coordenado pelo Coronel Marcílio Cavalcante, Coordenador Estadual de Defesa Civil e gestor do Fundo de Defesa Civil do Estado do Ceará (FDCC), e contou com a presença do Diretor de Planejamento e Gestão Interna do CBMCE, Coronel Ronaldo Araújo.