Preparação para desastres: Defesa Civil segue monitorando atividade sísmica nos municípios de Boa viagem, Madalena e Quixeramobim

30 de julho de 2019 - 16:50 # # # # #

Diante dos tremores de terra que têm afetado a região limítrofe entre os municípios de Boa Viagem, Madalena e Quixeramobim desde o mês de março deste ano, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará vem executando uma série de ações de preparação para esses eventos adversos.

A CEDEC dispõe de um setor de Sismologia, que acompanha o monitoramento dos tremores de terra nessa região do Ceará, realizado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) por meio de 5 estações sismográficas ali instaladas.

Segundo o LabSis, a atual atividade sísmica da região se iniciou em 18 de março do corrente ano, a partir de quando foram registrados centenas de abalos sísmicos, sendo a maioria imperceptível pela população. Somente no dia 24 de julho foram catalogados 102 tremores de terra em um espaço de 9 horas. O maior tremor foi registrado no dia 18 de abril, com uma magnitude de 3,3 graus na escala Richter, provocando rachaduras em algumas casas. No dia 25 de julho, um novo tremor, de 3,2 graus, elevou a tensão da população.

A fim de reduzir essa tensão social, a CEDEC tem orientado a população através de programas de rádio e de TV, bem como ministrando palestras. Já foram realizadas palestras em escolas dos distritos de São Joaquim e Fogareiro, em Quixeramobim, Domingos da Costa, em Boa Viagem, e Quieto, em Madalena. Foram entregues aos participantes dessas palestras 800 exemplares de uma cartilha elaborada pela CEDEC com o intuito de conscientizar a população acerca dos riscos relacionados aos tremores de terra, bem como dos cuidados a serem tomados diante desses eventos.

Algumas recomendações são: para evitar a queda de telhas de barro, acrescente uma ripa extra entre as ripas já existentes; verifique os locais de maior segurança dentro de casa para se abrigar durante o tremor, como debaixo de mesas e portais de portas; se estiver fora de casa durante o tremor, procure áreas livres, longe de edificações e fios de energia; e proteja a cabeça com livros, tábuas ou objetos semelhantes.

A CEDEC segue monitorando a situação na região e planejando ações de preparação e de resposta a esses eventos, sempre em conjunto com a população, com as Defesas Civis dos Municípios afetados e demais órgãos parceiros, no cumprimento do lema “defesa civil somos todos nós”.

Saiba mais

No estado do Ceará aconteceu, em dia 20 de novembro de 1980, o maior tremor de terra do Nordeste do Brasil, com magnitude da ordem de 5,2 graus na Escala Richter. Já foram registrados tremores de terra em mais de 52 municípios cearenses, com variadas magnitudes e intensidades.