Segurança de barragens: Defesa Civil participa de palestra sobre Sismicidade Induzida por Reservatórios

13 de setembro de 2019 - 09:47 # # # # # #

Agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar e das Defesas Civis de Aracati, Fortaleza, Maracanaú e Maranguape participaram, nesta sexta-feira (13/09), na sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em Fortaleza, de uma palestra sobre Sismicidade Induzida por Reservatórios.

A palestra foi ministrada pelo professor Lucas Vieira Barros, da Universidade de Brasília, que apresentou os resultados dos últimos estudos e pesquisas realizadas sobre esse tema no Brasil.

Eventos sísmicos induzidos por reservatórios já foram registrados na região do açude Castanhão, em 2007, tendo o maior abalo atingido 2,3º na Escala Richter. Tais fenômenos são monitorados pela Defesa Civil para fins de preparação para possíveis desastres deles resultantes, como o rompimento de barragens.

A CEDEC dispõe de um setor de Sismologia, que presta orientações à população sobre como agir diante de tremores de terra. Para mais informações, ligue (85) 3101-4620 ou acesse a cartilha “Tremor de Terra: saiba como agir”.