Terremotos ocorridos no Ceará são relembrados em palestras realizadas pela CEDEC em Chorozinho e Maranguape

25 de novembro de 2019 - 10:22 # # # #

Para relembrar a ocorrência de dois importantes tremores de terra registrados no Ceará, o responsável pelo setor de Sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Francisco Brandão, realizou duas palestras em escolas das regiões afetadas por esses eventos sísmicos.

Assistida por 92 alunos da EEM Wladimir Roriz, a primeira palestra foi realizada no município de Chorozinho. O município fez parte da região epicentral do “Terremoto de Pacajus”, ocorrido em 20/11/1980 (há exatos 39 anos do dia da palestra), atingindo 5,2 graus na escala Richter e danificando parcialmente centenas de casas.

A segunda palestra foi realizada na EEFM CAIC Senador Carlos Jereissati, em Maranguape, em 25/11/2019; 100 anos após o “Terremoto de Maranguape”, ocorrido em dia 24/11/1919, com a magnitude de 4,4 graus na escala Richter. A Palestra foi assistida por 105 alunos, além de professores e coordenadores da escola.

As palestras foram acompanhadas pelas Defesas Civis dos respectivos Municípios e abordaram conceitos básicos e medidas de preparação e de resposta na ocorrência de terremotos. Também foram concedidas entrevistas nas rádios locais para divulgar essas medidas de convívio com os tremores de terra, os quais são registrados com certa frequência no estado.

Para saber mais sobre o assunto, acesse AQUI a cartilha “Tremor de Terra: saiba como agir”.