Quinquagésimo Primeiro Aniversário da Defesa Civil Estadual

31 de agosto de 2022 - 17:00

Histórico

Na data de hoje, 31 de agosto, foi comemorado o quinquagésimo primeiro aniversário da Defesa Civil Estadual do Ceará.

As atividades de Defesa Civil no Estado do Ceará foram iniciadas em 31 de agosto de 1971 por meio do publicação do Decreto 9.537, que instituiu o Grupo Especial de Socorro às vítimas de Calamidade Pública (GESCAP), subordinado à então Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAb), cujo objetivo era “centralizar e coordenar as providências de socorro, em caso de calamidade pública oficialmente declarada no território do Estado”.

Em 16 de dezembro de 1982, o Decreto n° 10.766 alterou a denominação do GESCAP, para: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC/CE).

Em 16 de outubro de 1987, a CEDEC passa a fazer parte da estrutura da então recém criada Secretária da Ação Social (SAS), por meio do Decreto n°18.876.

Em 1989, por meio da Constituição do Estado do Ceará, a coordenação da defesa civil em âmbito estadual passou a ser atribuição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Mas somente em fevereiro de 2007, por meio da Lei nº 13.875, o CBMCE passou a ser, efetivamente, o órgão da estrutura organizacional do Governo do Estado responsável pelas ações de defesa civil.

Este ano de 2022, no dia 17 de março, por meio do Decreto nº 34.595, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil passou a denominar-se Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, mantendo-se a sigla CEDEC.

 

Comemoração

Esta data é lembrada para enaltecer a importancia das ações de Proteção e Defesa Civil em nosso Estado.

Estiveram reunidos todos os servidores que prestam seus valorosos serviços na CEDEC. O encontro ocorreu na unidade multifuncional do Corpo de Bombeiros Militar, localizado no bairro Cidade dos Funcionários.

 

Na ocasião foram homenageados o Major Freitas Filho e o Capitão Catanho que tiveram brilhante atução profissional na CEDEC e agora compõem a resenva remunerada da instituição Bomeiro Militar.