CEDEC participa de reunião com SEVIR/SESA

13 de janeiro de 2023 - 18:30

Na manhã de 13 de janeiro de 2023, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC) participou de reunião técnica com a Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (SEVIR) da Secretaria da Saúde (SESA).

Estiveram presentes: Cap Teixeira, do Núcleo de Preparação e Resposta aos Desastres (NUPREP/RESP – CEDEC); Úrsula Caminha e Sergio Murilo, da Célula de Vigilância Ambiental (CEVAM); e, Vilani Matos e Viviane Duarte, da Célula de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS).

O objetivo da reunião foi iniciar o planejamento das ações do programa VIGIDESASTRES no âmbito do estado do Ceará, com foco na atuação em desastres relacionados ao período de chuvas intensas.

O referido programa busca estabelecer diretrizes para organização, planejamento, preparação e resposta do setor saúde, em especial, do município, mediante ações de prevenção, mitigação, promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, com a finalidade de otimizar os recursos necessários à assistência e ao monitoramento da população atingida pelo desastre.

Com o planejamento das ações espera-se:

Municípios fortalecidos e preparados para prestar assistência integral à saúde da população atingida incluindo capacitação dos profissionais para prestarem assistência em caso de desastres;

Ações de saúde integradas e fortalecidas;

Intersetorialidade do setor saúde com outras instituições implementada e fortalecida;

Fluxo de comunicação estabelecido e eficaz;

Participação social e educação em saúde fortalecida;

Rede de serviços restabelecida com continuidade na prestação de serviços à saúde da população.

Defesa Civil somos todos nós!