CEDEC realiza o primeiro curso de capacitação de Ações em Defesa Civil

17 de junho de 2023 - 08:42

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC) deu início no dia 12/06/2023 ao Curso de Ações em Defesa Civil (CADC), uma importante iniciativa de capacitação para prevenção e cuidado da população cearense.

Durante a abertura do curso, estiveram presentes o Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, José Cláudio Barreto, o Coordenador da Defesa Civil, TC Haroldo Gondim, e o Diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), Coronel PM Clauber de Paula. Todos reforçaram a importância e o comprometimento com a educação continuada dos profissionais de segurança pública, destacando a relevância do curso para o aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos Bombeiros Militares do Estado do Ceará.

Após a solenidade de abertura, houve a aula inaugural ministrada pelo Dr. Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins, Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). O Dr. Eduardo trouxe o tema “Preparando-se para desastres: o papel das informações de Tempo, Clima e dados territoriais na gestão de desastres”, enriquecendo o conteúdo do curso com sua experiência e expertise.

O CADC aborda uma variedade de temas essenciais, como gestão de riscos e desastres, segurança de barragens, operação do sistema integrado de informações sobre desastres (S2iD), elaboração de planos de contingência, sistema de comando de incidentes, geociência do estado do Ceará e Meteorologia.

No encerramento da primeira semana de aulas, tivemos a participação do Mestre Pedro Ananias G Catanho, Bombeiro Militar da reserva com vasta experiência na área de Defesa Civil. O Mestre Catanho é reconhecido como um profissional dedicado e proativo, engajado em pesquisas e estudos relacionados à Defesa Civil. Sua contribuição foi de extrema importância para consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da semana e preparar os participantes para os desafios futuros.

Ao longo de 80 horas de aulas, 25 Bombeiros Militares serão capacitados para atuar diretamente no apoio aos municípios cearenses, auxiliando na elaboração de planos de contingência e operação do S2iD, entre outras temáticas de proteção e defesa civil.

A Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) tem sido uma parceira fundamental nesse projeto, disponibilizando sua estrutura para a realização do curso. Essa colaboração proporciona uma oportunidade valiosa para aprimorar habilidades e conhecimentos na área de Defesa Civil, desempenhando um papel fundamental na proteção da população e na resposta a situações de emergência.

É fundamental lembrar a todos que “Defesa Civil Somos todos nós”. Juntos, podemos fazer a diferença na promoção da segurança e bem-estar de nossa comunidade. A capacitação dos Bombeiros Militares do Estado do Ceará é um passo importante nessa direção, fortalecendo a atuação preventiva e de cuidado diante de possíveis adversidades. A Defesa Civil do Estado do Ceará reafirma o compromisso de estar sempre preparada para proteger e assistir a população cearense, mantendo-se ativa na busca de soluções e aprimoramento constante de suas ações.

O curso prossegue até dia 26 de Junho de 2023 com aulas na AESP, FUNCEME e Universidade Estadual do Ceará (UECE).