Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará participa de Fórum em Saboeiro

3 de julho de 2012 - 00:00 # # #

O Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará participou, no dia 27 de junho de 2012, do I Fórum Territorial de Combate às Consequências da Seca. Realizado no município de Saboeiro, com a presença de representantes dos municípios da região Centro-sul do Estado, o fórum foi a primeira reunião do Comitê no interior do Estado com o fim de discutir a problemática da seca e divulgar as ações do Governo Federal e do Estado para esse período.

Durante o Fórum, o secretário do desenvolvimento agrário e presidente do Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, Sr. Antonio Amorim, anunciou que pelo menos 54 municípios do Estado receberão a primeira parcela do Programa Garantia Safra já no mês de julho. Disse também que o governador Cid Gomes, em reunião com os prefeitos no dia 07/05, garantiu o pagamento, pelo Governo do Estado, de uma parcela extra do Garantia Safra aos agricultores dos municípios em situação de emergência que quitassem suas parcelas do Programa até o dia 05/06. O secretário ressaltou a importância de investimentos do governo e dos próprios agricultores para o aproveitamento da água disponível no Estado através da construção de sistemas de irrigação e implantação de tecnologias que possibilitem ao homem do campo a convivência com os períodos de estiagem sem necessidade de auxílio de programas emergenciais.

O coronel Helcio Queiroz, coordenador estadual de defesa civil, falou que o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará é um espaço de integração das ações realizadas por cada órgão participante com a finalidade de dar suporte à população afetada pela estiagem e que a realização de fóruns no interior do Estado se traduz como momentos para ouvir a comunidade. O coronel Helcio citou algumas ações do poder público em desenvolvimento ou acompanhamento pelo Comitê: a disponibilização de crédito emergencial pelo BNB, a venda de milho pelo programa Venda Balcão, a Operação Carro Pipa, o Bolsa Estiagem, o Garantia Safra, o Bolsa Família, o Brasil Carinhoso, a ampliação do horo-sazonal, a declaração e o reconhecimento da Situação de Emergência nos municípios afetados, o recebimento e análise de projetos para abastecimento d’água, a construção de cisternas de placa e barragens subterrâneas, a liberação de recursos do BNDES, a solicitação da inclusão do arroz e do feijão no Programa Venda Balcão, a perfuração e recuperação de poços, a implantação de quintais produtivos, a distribuição de kits de irrigação, a implantação de Casas de Farinha, o Projeto Mandala, o Projeto Castanhão e a irrigação a partir do Eixão das Águas.

O Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará se reúne às segundas-feiras no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, que é o órgão responsável pela defesa civil estadual. A expectativa é que também sejam realizadas, periodicamente, reuniões no interior do Estado.