Realizada a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará

11 de abril de 2014 - 00:00 # # # #

 O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará realizou nesta sexta-feira (11/04) a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil – 2ª CEPDC. O evento ocorreu no Salão Brasil do Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza.

A conferência estadual é uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil – 2ª CNPDC, que tem por objetivo promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civil.

A 2ª CEPDC reuniu cerca de 350 representantes da Sociedade Civil, dos Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas, da Comunidade Científica, do Poder Público e Agentes de Defesa Civil dos municípios cearenses que participaram das 66 etapas preparatórias para o evento estadual.

A abertura da conferência contou com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Wilemar Rodrigues Junior, do Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, João Carlos de Araújo Gurgel, que presidiu a 2ª CEPDC, do Diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Paulo Roberto Falcão, do Coronel Coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí, Claudemir Rangel, do Tenente Coronel Coordenador Estadual de Defesa Civil do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo, que presidiu a Comissão Organizadora do evento, e do Presidente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará, Rennys Frota, que proferiu palestra com o tema “Gestão dos Recursos Hídricos para a Prevenção e Combate à Seca no Ceará”.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Paulo Falcão, destacou a parceria da Defesa Civil e órgãos estaduais cearenses no enfrentamento à seca. “O trabalho que tem sido feito aqui no Estado, essa parceria das diversas esferas, a participação da Defesa Civil, representada pelo Corpo de Bombeiros, com o Exército e órgãos estaduais, tem feito uma diferença enorme. O Ceará é uma referência quando se trata da gestão de águas”, disse o diretor.

As plenárias foram coordenadas pela Comissão Organizadora Estadual da 2ª CEPDC, composta por representantes da Federação dos Bairros e Favelas de Fortaleza, dos Conselhos Comunitários de Defesa Social, da União Geral dos Trabalhadores, das Coordenadorias de Defesa Civil do Estado e dos municípios de Crato, Crateús e Fortaleza, das Secretarias Estaduais do Planejamento e Gestão e dos Recursos Hídricos, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, dos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquiterura e de Serviço Social e da Universidade de Fortaleza.

Na conferência foram aprovados 10 princípios e 30 diretrizes para a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. As propostas serão discutidas na Etapa Nacional da 2ª CNPDC, que será realizada de 4 a 7 de novembro de 2014, quando os 80 delegados eleitos na conferência estadual estarão em Brasília para representar o Estado do Ceará.