Convivência com o semiárido: Defesa Civil Estadual apoia a construção de barragens subterrâneas em Itapajé

17 de novembro de 2017 - 14:00 # # # # #

No último dia 08, uma equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) composta pelo Tenente Araújo, do setor de Engenharia, e pela Assessora Técnica Ioneide Araújo, estiveram no município de Itapajé, onde, juntamente com o representante da EMATERCE, Eng.º Civil Farnese Mendonça da Cunha, visitaram comunidades rurais beneficiadas com barragens subterrâneas cuja construção já possibilitaram a implantação de exitosos projetos produtivos de horticultura, suinocultura e abastecimento de água.

A barragem subterrânea é uma alternativa técnica que possibilita o armazenamento de água no subsolo, portanto evita perdas por evaporação. É uma obra hidráulica de pequeno porte, construção simples e de baixo custo, cujos resultados positivos dependem da escolha do local tecnicamente adequado e da qualidade da água a ser barrada. Constitui-se numa alternativa de grande importância social e econômica de convivência com o semiárido.

A iniciativa proposta pela equipe técnica da EMATERCE de Itapajé, em parceria com o Governo Municipal e pequenos produtores rurais, vem sendo apoiada também pela CEDEC por meio da liberação das lonas plásticas demandadas para a construção dos barramentos, que já totalizam 58.