Defesa Civil na Escola: Alunos do CMCB visitam estação de monitoramento de tremores de terra

19 de maio de 2018 - 15:53 # # #

Os alunos do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) Escritora Rachel de Queiroz participaram, neste sábado (19/06) e no último sábado de abril, de uma aula de campo realizada na serra do Juá, em Caucaia, onde está instalada a estação de monitoramento de tremores de terra da Região Metropolitana de Fortaleza.

Na estação, o professor Brandão Melo, responsável pelo setor de sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CEDEC/CBMCE), explicou como funciona o equipamento, composto de um sismômetro (sensor de tremores de terra), de um sismógrafo (aparelho que registra os tremores), bem como de uma antena que envia os dados registrados (sismogramas) a um computador.

O professor Brandão ressaltou a importância dos registros de tremores de terra na Região Metropolitana de Fortaleza, uma vez que o maior tremor de terra do Nordeste brasileiro ocorreu nesta região, em Pacajus, em 1980, com magnitude de 5,2 graus na escala Richter.

Como medida de preparação, a CEDEC disponibiliza à população uma cartilha com informações sobre tremores de terra e o comportamento a ser adotado por ocasião desses eventos naturais. A publicação, intitulada “Tremor de Terra: Saiba como Agir” pode ser acessada AQUI.

 

Saiba mais

Em atenção ao disposto na lei de diretrizes e bases da educação nacional e na Constituição do Estado do Ceará, que preveem o ensino de Proteção e Defesa Civil nas escolas, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) Escritora Rachel de Queiroz, desde 2012, adotou o ensino da disciplina Defesa Civil no currículo do Ensino Fundamental II.

Já participaram das aulas, que tratam de assuntos relacionados à gestão de risco e de resposta a desastres naturais e acidentes domésticos, mais de 800 alunos. Atualmente são beneficiados os 120 alunos do 8º ano do ensino fundamental.

Os professores da disciplina são bombeiros militares especialistas em Defesa Civil e com experiência profissional na CEDEC/CBMCE.

Nas últimas semanas, os alunos tiveram aulas sobre como agir na ocorrência de tremores de terra e tsunamis. Foi evidenciada a experiência da jovem inglesa Tilly Smith, que graças a uma aula sobre tsunamis que havia assistido em sua escola, pôde salvar quase uma centena de vidas. A jovem estava de férias na Tailândia com sua família, em 2004, quando percebeu o recuo anormal do mar e se lembrou de que seu professor havia dito que este é um sinal de que haveria um tsunami. Tilly alertou seus pais, que avisaram as autoridades da praia, as quais, por sua vez, orientaram os turistas a desocupar o local.