Tremor de terra: Defesa Civil orienta a população de Palhano

23 de maio de 2018 - 16:02 # #

No último dia 11, após alguns anos, a terra voltou a tremer no município de Palhano/CE, localizado na região do Vale do Jaguaribe. O evento ocorrido às 09h29, hora local, teve magnitude preliminar de 2.8 graus na escala Richter e foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). As estações são operadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), parceira da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CEDEC/CBMCE).

A CEDEC, por meio do seu núcleo de Sismologia, em contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Palhano, orientou o estudo macro sísmico para identificação do epicentro do tremor (local, na superfície, acima da origem do tremor e, consequentemente, onde o mesmo é mais intenso) e respondeu à imprensa regional sobre as características do fenômeno.

Palhano ficou conhecido por registros de sismos desde a década de 80, tendo atingido o ápice da atividade sísmica em outubro de 1988, e prosseguido por diversos anos em que ocorreram pelo menos três eventos com magnitude acima de 4 graus na escala Richter, segundo o Laboratório Sismológico da UFRN.

Como medida de preparação, a CEDEC disponibiliza à população uma cartilha com informações sobre tremores de terra e o comportamento a ser adotado por ocasião desses eventos naturais. A publicação, intitulada “Tremor de Terra: Saiba como Agir” pode ser acessada AQUI.