Defesa Civil monitora a ocorrência de abalos sísmicos na RMF

8 de julho de 2020 - 10:09 # # # # # #

Um tremor de terra de magnitude 2.5 graus na escala Richter foi registrado na noite do último dia 07 por uma estação sismográfica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) localizada no município de Cascavel.

Coincidentemente, o registro foi feito logo após uma manutenção realizada na estação, com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), que é parceira do Laboratório Sismográfico (LabSis) da UFRN no monitoramento desses eventos no Ceará.

Conforme apurado pela CEDEC junto à Defesa Civil dos municípios afetados, o abalo, embora considerado como muito pequeno e não ter causado danos, foi sentido pela população de Cascavel, Chorozinho e Pacajus, todos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

No município de Cascavel se sentiu o tremor de terra nas localidades de Feijão, Melancias e Pitombeiras. No município de Chorozinho, o tremor foi sentido na sede do Município e nas localidade de Carnaubinha, Cedro, Salgado, Timbaúba dos Marinheiros e Triângulo. Já no município de Pacajus, o tremor foi sentido na sede do Município e na localidade de Pedra Branca.

A estação sismográfica de Cascavel, junto a outras estações, faz o monitoramento de tremores de terra nessa região, em que ocorreu, em 20 de novembro de 1980, o maior tremor já registrado no Nordeste, com magnitude de 5,2 graus na escala Richter.

A CEDEC, as Defesas Civis dos Municípios e a UFRN seguem acompanhando os dados de tremores de terra na região e orientam que a população tome alguns cuidados. Para tanto, foi elaborada pela CEDEC uma cartilha que pode ser acessada neste link.