CEDEC realiza avaliação de risco de desastre em Sobral

21 de fevereiro de 2022 - 16:02

Na manhã de quinta feira, 17 de fevereiro, a equipe técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, composta pelos agentes 1º Tenente Gilvan, 2º Tenente Sousa e Subtenente Carvalho, esteve no município de Sobral para realizar avaliação de risco de desastre, juntamente com o órgão municipal de proteção e defesa civil.

Conforme o Coordenador da CEDEC, Tenente Coronel Albert, “a presença da equipe da estadual é importante para o fortalecimento das ação municipais de prevenção e mitigação dos possíveis desastres”.

A atenção para o município de Sobral deve-se ao alerta enviado na manhã de segunda feira, 14 de fevereiro, pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. (acesse aqui o alerta do CEMADEN na íntegra)

O alerta trouxe a previsão de risco de movimento de massa em locais específicos do município, localidades dos distritos de Jordão e Baracho. As áreas de risco foram estudadas e mapeadas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e servem de subsídio para a elaboração dos alertas enviados pelo CEMADEN.

Movimento de Massa, também denominado como deslizamento, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras, entre outros, se refere aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água.