CMNE realiza Seminário de Defesa Civil

9 de outubro de 2022 - 22:45

No período de 5 à 7 de outubro ocorreu no Forte Guararapes, Quartel-General do Comando Militar do Nordeste (CMNE), na cidade de Recife/PE, o Seminário de Operações em Apoio à Defesa Civil. O objetivo foi capacitar os Grande Comandos que integram o CMNE para o emprego de tropas nas ações de apoio à Defesa Civil, além de reunir experiências nesse tipo de ação para aprimorar a efetividade da atuação em situações de desastres.

A abertura do Seminário foi feita pelo General de Divisão Martinelli, Comandante da 7ª Divisão de Exército. Destaca-se que no evento houve a participação do Coronel Alexandre Lucas, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Coronel Coutinho, Comandante do CBMPE, de representantes do Comando de Operações Terrestres (COTER) e dos órgãos de Proteção e Defesa Civil Estaduais do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará (CEDEC) foi representada pelo Tenente Coronel Sampaio, Tenente Gilvan, Tenente J Ivan e Subtenente Erlon.

Durante o evento foi destacado uma importante frente de atuação do Exército Brasileiro em operções de apoio a desastres, a Operação Carro Pipa. Trata-se de uma cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa, regida pela Portaria Interministerial nº 01 de 25/07/2012, cujo objetivo é a realização de ações complementares de apoio à distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.