Ceará esteve presente na criação da Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres visando aprimorar a resposta a crises

17 de maio de 2023 - 21:09

Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres é criada visando aprimorar a resposta a crises

Brasília, 16 de maio de 2023 – Foi estabelecida, em um esforço conjunto na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres e Cooperação Humanitária, com o objetivo de fortalecer a prevenção e a resposta a crises no país. O evento de lançamento contou com a presença de representantes de diversos setores, incluindo autoridades governamentais e especialistas na área.

A criação dessa Frente Parlamentar é de extrema importância, uma vez que visa desenvolver políticas públicas eficientes para enfrentar os desafios relacionados a riscos e desastres naturais, bem como a emergências humanitárias. Por meio da articulação entre os poderes legislativo e executivo, busca-se promover uma gestão mais efetiva dessas situações críticas, atuando tanto na prevenção como na resposta a esses eventos.

No evento de lançamento, o Coordenador da Defesa Civil do Ceará, TCQOBM Haroldo Gondim, marcou presença como convidado do Ceará. Além de participar do evento na Câmara dos Deputados, o TC Haroldo também aproveitou a ocasião para visitar a Defesa Civil Nacional no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com o objetivo de estreitar laços e estabelecer parcerias. Essa iniciativa reforça o compromisso do Estado do Ceará em contribuir ativamente para o fortalecimento da gestão de riscos e desastres no país.

Durante o evento, o Coordenador TC Haroldo Gondim teve a oportunidade de interagir com coordenadores de Defesa Civil de outros Estados. Essa troca de experiências e conhecimentos é de grande relevância, pois permite a aprendizagem mútua e o compartilhamento de melhores práticas. A integração entre os estados fortalece a capacidade de resposta nacional, possibilitando uma atuação mais coordenada e efetiva diante de situações de crise.

A Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres e Cooperação Humanitária terá como foco o desenvolvimento de ações e proposições legislativas que visam aprimorar as políticas públicas relacionadas à prevenção, preparação, resposta e reconstrução de áreas afetadas por desastres e crises humanitárias. Através do diálogo e da colaboração entre os parlamentares e os diversos atores envolvidos, espera-se alcançar avanços significativos na redução de riscos e na proteção da população diante de eventos adversos.

Por meio dessa iniciativa, o Brasil reafirma seu compromisso em enfrentar os desafios decorrentes de riscos e desastres, visando aprimorar a capacidade de resposta e a proteção da população. A expectativa é que a atuação conjunta dos parlamentares, juntamente com a interação entre os estados e a troca de experiências, contribuam para um país mais resiliente e preparado para lidar com adversidades, protegendo vidas e reduzindo os impactos sociais e econômicos dessas situações críticas.

 

“Defesa Civil somos todos nós”