Vazamento de óleo do Navio Mercante Seawind: encerrada operação de retirada de óleo

27 de julho de 2012 - 15:02 # # # #

A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e a Companhia Docas do Ceará (CDC) informam que no dia 23 de julho foi encerrada a operação de retirada do óleo do Navio Mercante (NM) SEAWIND pela empresa SVITZER SALVAGE. No dia 24 de julho, foram efetuadas as últimas inspeções e limpezas dos tanques. Uma equipe de mergulhadores da Marinha do Brasil acompanhou todas as fases da operação e nenhum vazamento foi constatado. Foi retirado um total de 85.000 litros de óleo, dentro dos padrões internacionais de segurança.

As seguintes medidas preventivas estão sendo adotadas:

– nos próximos 15 dias, uma equipe de mergulhadores da Marinha do Brasil continuará as inspeções e o monitoramento nas proximidades do NM;

– a área marítima no entorno do NM (raio de 300 m) permanecerá interditada;

– instalados sinais luminosos na superestrutura e no castelo de proa do NM; e

– o Aviso aos Navegantes continua em vigor. A Praticagem foi orientada para manter a divulgação às embarcações e aos Navios em aproximação aos Portos de Fortaleza e Pecém.

O Gabinete de Crise permanecerá ativado, aguardando as definições da Justiça do Trabalho sobre o NM e sua carga, visando prosseguir os procedimentos legais para alienação dos mesmos. As equipes dos órgãos operacionais e ambientais do Gabinete de Crise continuarão realizando visitas à área do acidente e monitoramento das praias do litoral oeste.

Foi promulgado, em 23 de julho, o Edital de Intimação em jornal local e no D.O.U (Nº 141 – Seção 3), de acordo com os Art. 2º da Lei 7.542/86 e do Art. 33 da Lei 8.630/93, direcionado ao Armador ou representante da ARGO MARITIME LTD – SVC. O Edital seguirá para a Autoridade Marítima do Panamá, país de bandeira do NM, e à Embaixada da Bulgária, em face da tripulação do Navio.

Mais informações:

DANIELE JUCÁ SILVEIRA XAVIER

Primeiro-Tenente (T)

Assessora de Comunicação Social da CPCE

E-MAIL: daniele.juca@cpce.mar.mil.br

Telefone: (85) 3219-7555 – Ramal 223

RAIMUNDO JOSÉ DE OLIVEIRA

Coordenador de Meio Ambiente da CDC

E-MAIL: raimundo.jose@docasdoceara.com.br